"" Bíblia sagrada: Fenômeno religioso.

Fenômeno religioso.

Estudo sobre a o fenômeno religioso.


A religião, como fenômeno humano, está presente na história de todos os povos ao longo de todos os tempos. Essa presença, longe de ser secundária, estruturou — e ainda estrutura — culturas, sendo-lhes geradora de sentido e plausibilidade. Exatamente por isso, a religião vem sendo estudada pelas mais diversas expressões da ciência, sobretudo das ciências humanas e sociais. Dentre essas, queremos destacar algumas: teologia, apologética, fenomenologia e filosofia. Sem dúvida, ao longo da História foram essas expressões da ciência que de forma mais contundente se debruçaram sobre o estudo do fenômeno religioso.

A filosofia da religião, como expressão crítica da reflexão humana sobre o fenômeno religioso, norteia-se por um conjunto de pressupostos. Identificar adequadamente esses pressupostos é fundamental para que seu discurso não se confunda com o discurso religioso em si, aquele que é feito pelo fiel — a quem estamos chamando de Homo religiosus. Sem pretender apresentar uma lista exaustiva de pressupostos para a reflexão filosófica acerca do fenômeno religioso, passamos à exposição de alguns que julgamos fundamentais:

Teologia: 

Estuda os fatos da experiência que são interpretados em forma de doutrina. “Como ciência, a teologia parte do dado da fé; por isso, pretende falar a partir de Deus, a partir da relação que ele estabelece com o ser humano.”1 A teologia como ciência utiliza os dados da fé (da revelação), mas se fundamenta na razão: seu ponto de partida é a fé, mas seu método é racional.

Apologética: 

Demonstra que determinada perspectiva (doutrina) da teologia é a verdade. Defende a veracidade daquilo que é crido em determinada denominação e expresso num código ou declaração doutrinária. “Algumas pessoas fazem distinção entre apologética positiva, que se propõe a provar a verdade do cristianismo, e apologética negativa, que apenas procura remover as barreiras à fé respondendo às críticas.”

Fenomenologia da religião: 

Estuda os fatos religiosos com base em sua intencionalidade e pergunta pelo significado do fato religioso para o Homo religiosus.3 “A fenomenologia parte necessariamente dos fenômenos religiosos (fatos, testemunhos, documentos), contudo explora especificamente seu sentido, sua significação para o ser humano específico que expressou ou expressa esses mesmos fenômenos religiosos.”


Filosofia da religião: 

Estuda as origens e o conteúdo dos fatos da experiência. Analisa a religião propriamente dita em suas relações com outras fases da vida. A filosofia da religião preocupa-se com o Absoluto, não como encontro com ele, nem como Deus, mas como o Ser e o fundamento da realidade. A filosofia da religião, como expressão do saber humano, muitas vezes estimulada pela racionalidade crítica, fala de Deus e do ser humano religioso. É um saber construído com base na reflexão autônoma, não um compromisso de fé. Por isso, não substitui o ato religioso, mas reflete criticamente a respeito dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Estudo sobre Relações entre filosofia e religião

Relações entre filosofia e religião: uma primeira conclusão Segundo Martin Buber: A religião, mesmo que o “Incriado” não seja expresso com...